Ao longo dos seus 65 anos de trajetória, o Grupo RBS sempre se comprometeu com a construção de um futuro melhor para o Rio Grande do Sul, indo além do objetivo de conectar os gaúchos por meio de jornalismo e de entretenimento e buscando cumprir um compromisso social. Foi a partir dessa premissa que, em 2021, a empresa e as marcas do seu portfólio mantiveram seu propósito de seguir fazendo entregas de responsabilidade social relevantes para a transformação positiva do Estado. É para levar ao público um balanço dessas iniciativas que, nesta terça-feira (15), o Grupo RBS apresenta as entregas de impacto social realizadas em 2021.
Uma das principais vias para concretizar esse compromisso social é a doação de mídia, viabilizada pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS). Por meio da oferta gratuita de espaços publicitários dentro dos veículos do Grupo RBS, a doação possibilita a visibilidade para instituições sociais do Estado. Em 2021, foram mais de R$ 81 milhões — 4 milhões a mais do que em 2020 — em mídia destinados a mais de cem entidades gaúchas, com foco em ações sociais, culturais, de mercado e institucionais.
Uma dessas entidades foi o Instituto Unimed RS, com a campanha "Programa Doador Fiel". A ação tinha como objetivo aumentar em 80% o estoque de bolsas de sangue no Rio Grande do Sul e contribuir de forma preventiva para a melhoria dos estoques nos hemocentros. Para contribuir com a iniciativa, o Grupo RBS cedeu mais de R$ 1,8 milhão em mídia.
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação foi outra instituição beneficiada pela doação de mídia, com mais de R$ 1,6 milhão em espaços publicitários doados para divulgação da campanha "Desafio Mais para TI", uma iniciativa de pessoas e empresas que buscam incentivar a formação de pessoas para o mercado de trabalho usando a TI como instrumento para aumento de empregabilidade. Em 2021, mais de 1 mil jovens receberam bolsas de estudos.
Outra entrega tradicional entre as ações da FMSS são os Editais, que, por meio de leis de incentivo fiscais, destina verbas para pessoas físicas, jurídicas e organizações não governamentais (ONGs) voltadas à cultura, às crianças e aos adolescentes e ao esporte. Em sua sexta edição, o projeto repassou mais de R$ 150 mil para quatro iniciativas executarem projetos em diferentes áreas, beneficiando mais de 75 mil gaúchos.
As iniciativas selecionadas foram Margit Kolling, com o projeto "Sul em Dança - 19ª edição", a Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti com "Manutenção da Ascarte e sua Proposta de Formação de Multiplicadores em Educação Musical Plano Anual 2022", Associação Evangélica Luterana de Caridade (AELCA), com "AELCA rumo a 2022", e Fundação Tênis, com "Tênis e Cidadania Porto Alegre".
Vacinação
Um dos momentos mais significativos de 2021 foi o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil. Para mapear os gargalos do processo e acelerar a imunização entre os gaúchos, a célula local do Movimento Unidos pela Vacina, intitulada "Gaúchos Unidos Pela Vacina", que reuniu entidades, empresas, associações e ONGs, além do Grupo RBS, e angariou mais de R$ 1,1 milhão em recursos por meio de doações de parceiros, beneficiando 270 municípios.
Ao todo, foram entregues 1.898 caixas térmicas equipadas com termômetro à prova d’água, 428 caixas de bobinas com 16 unidades de gelo rígido cada, 46 freezers horizontais, 40 câmaras de conservação da vacina. Além disso, foram mais de R$ 12 milhões disponibilizados pelo Grupo RBS em mídia para a iniciativa, totalizando mais de 2 mil inserções durante a campanha.
Para contribuir com o tema, para além das doações, foram publicados mais de 6,5 mil conteúdos nos veículos do Grupo RBS sobre números da covid-19 e serviço da vacinação. Além disso, cerca de 570 boletins especiais foram distribuídos por e-mail para mais de 37 mil usuários cadastrados em GZH.
Natal do Bem
Em parceria com a Rede do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, desde 2015, a RBS promove o Natal do Bem, uma campanha que, movida pelo sentimento de solidariedade que marca as festividades de fim de ano, incentiva a doação de alimentos no Rio Grande do Sul.
Em 2021, houve um recorde de arrecadações: a sétima edição alcançou 811.879kg doados, o que equivale a 2.435.637 refeições, 54.125 cestas básicas de 15kg cada, 54.125 famílias atendidas e 216.501 pessoas beneficiadas. Realizada durante 78 dias, a campanha mobilizou mais de 60 cidades gaúchas. Próximo ao Natal, a Cavalgada do Bem ainda mobilizou adeptos do tradicionalismo na coleta de doações durante um sábado inteiro.
Jornalismo
Entendendo que informação precisa e fontes com credibilidade são fundamentais, a empresa fortaleceu sua linha editorial e desenvolveu projetos para que todas as suas marcas contribuíssem no enfrentamento à pandemia e na retomada da economia, por meio de uma cobertura editorial completa e equilibrada. Assim, foram publicados mais de 22 mil conteúdos sobre empreendedorismo, economia e inovação, 9 mil sobre saúde e cerca de 9 mil sobre segurança nos veículos jornalísticos. As temáticas de educação e emprego ocuparam 9 mil conteúdos e também mais de 2 mil abordando ações de solidariedade.
Entre os projetos jornalísticos que buscaram contribuir para a transformação da sociedade, destaca-se o Jornalismo de Soluções, que objetiva apontar alternativas e possibilitar um debate propositivo, valorizando bons exemplos que possam ajudar no desenvolvimento do Estado e do país. Só em GZH, foram produzidas 74 reportagens com este direcionamento em 2021 - elas podem ser vistas neste link.
Da mesma forma, o Painel RBS Notícias abriu espaços para debates, ideias e discussões para ajudar no crescimento do Rio Grande do Sul, além de contribuir para a aproximação com o mercado e o setor produtivo gaúcho. Em nove edições virtuais do projeto em 2021, foram debatidos o futuro do agronegócio, alternativas para o comércio na pandemia, o impacto da pandemia na construção civil e na educação, o avanço da tecnologia e das máquinas agrícolas para o trabalho no campo.
Já a série Fluência em Notícias, criado em 2020 por GZH, deu sequência ao propósito de ampliar a compreensão do público sobre os processos jornalísticos em novas temporadas, mostrando ao público como identificar as diferenças entre opinião e informação, o caminho que uma pauta percorre até virar notícia e os bastidores dos trabalhos de repórteres e comunicadores, entre outros assuntos.
As iniciativas de responsabilidade social do Grupo RBS em 2021 estão sendo divulgadas a partir de uma série de ações de comunicação em todos os canais da empresa. O balanço completo pode ser conferido neste link.