O Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), pelo sexto ano consecutivo, promovem o Editais 2021, projeto direcionado a ações que contribuem para a transformação da sociedade. Neste ano, por meio de leis de incentivo fiscais, a iniciativa destinará cerca de R$ 100 mil para quatro ONGs de Porto Alegre voltadas às crianças e aos adolescentes, à cultura e ao esporte.
Entre os selecionados na área da cultura, estão a iniciativa Margit Kolling, que tem como objetivo realizar um Festival de Dança e Mostra de Dança Estudantil e Projetos Sociais, trazendo, para a capital gaúcha, profissionais renomados na área da dança de todo o Brasil; e a Associação Pró-Cultura e Arte Ivoti (Ascarte), programa de formação musical para crianças, jovens e adolescentes por intermédio de aulas de educação musical, canto coral e música instrumental.
Na categoria Funcriança, a Associação Evangélica Luterana de Caridade (Aelca) foi a escolhida. O projeto busca assegurar o desenvolvimento psicomotor, afetivo, cognitivo e social do atendimento a crianças e adolescentes residentes na Vila Jardim, região leste de Porto Alegre.
Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a iniciativa selecionada é a Fundação Tênis. Com o benefício, o programa dará continuidade às atividades realizadas nos seis núcleos de Porto Alegre, atendendo jovens em situação de vulnerabilidade e estudantes de escolas públicas.
Este ano, a iniciativa totalizou 52 inscrições válidas e, após a avaliação de documentos e análise com base em critérios como inovação, relevância e originalidade, foram definidos os finalistas. Os valores para cada modalidade foram distribuídos entre os projetos de acordo com a solicitação durante a inscrição, considerando a viabilidade de execução e a possibilidade de alcançar o maior número possível de beneficiados.
Essa é uma das principais ações sociais do Grupo RBS, por meio da FMSS. Desde 2016, o projeto já beneficiou cerca de 75 mil pessoas no Rio Grande do Sul, totalizando mais de R$ 1,1 milhão em doações para todo o Estado.