Reafirmando seu compromisso com um jornalismo profissional de qualidade e transparente, GZH se soma a mais de 240 sites jornalísticos no mundo e, nesta quarta-feira (24), passa a integrar o Trust Project. A partir de pesquisas com os usuários e discussão com representantes de organizações, a iniciativa internacional desenvolveu indicadores de credibilidade para ajudar a imprensa na definição de padrões e a ganhar a confiança do público em fontes de notícias com credibilidade.
Ingressam também agora no projeto o Jornal do Commercio, de Pernambuco, e a Ponte Jornalismo. Os três se juntam a Agência Mural, Folha de S.Paulo, Nexo Jornal, O Povo e Poder 360, que já faziam parte da iniciativa. Entre os parceiros internacionais, estão The Economist, Washington Post e El País.
– Com a desinformação ameaçando suas próprias vidas e meios de subsistência, é vital para o brasileiro ter acesso a notícias precisas, justas e honestas. Estamos orgulhosos de ter tantos veículos jornalísticos brasileiros unindo-se ao nosso trabalho e dando um passo à frente para assumir um forte compromisso com a transparência e servir ao público – afirma Sally Lehrman, fundadora e CEO do Trust Project.
O leitor de GZH já pode encontrar uma série de melhorias que o auxiliam a compreender os processos jornalísticos e a avaliar a integridade e a transparência das notícias. Os marcadores gerados também ajudam os algoritmos de sites de busca, por exemplo, a “enxergarem” o conteúdo como jornalismo profissional confiável.
– A participação de GZH no Trust Project é mais um pacto que fazemos com o nosso público. Reforçamos nossa crença em um jornalismo de qualidade, transparente, que transforma a sociedade pela informação — afirma a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, Marta Gleich.
O Trust Project é financiado por Craig Newmark Philanthropies, Democracy Fund e Google. As políticas da iniciativa e os indicadores de credibilidade são moldados e aplicados independentemente das fontes de financiamento.
Confira algumas das melhorias já aplicadas em GZH
Tipo de conteúdo
No site de GZH, é possível identificar se uma postagem é notícia, opinião, análise, reportagem investigativa, editorial ou conteúdo publicitário.
Perfil do repórter
Quem é o jornalista que escreveu a reportagem? Ao clicar em “Ver Perfil”, na assinatura do repórter, é possível conhecer um pouco mais sobre carreira, área de atuação e prêmios recebidos.
Práticas editoriais
Um apanhado de informações sobre as condutas e princípios editoriais de GZH. Acesse aqui.
Selo
As páginas de GZH também contarão, em breve, com o selo do projeto.