ATUALIZAÇÃO: a adolescente foi encontrada na casa da avó, em Gravataí, na Região Metropolitana, na noite desta segunda-feira.
A família de Kadija Eduarda de Moraes Aleixo, 17 anos, não tem notícias da adolescente desde a manhã do último sábado (26). Moradora de Alvorada, na Região Metropolitana, Kadija foi vista pela última vez por volta de 11h25min, saindo da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa), no bairro São João, onde ocorria uma atividade esportiva.
O desaparecimento foi registrado na manhã desta segunda-feira (28), no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). A investigação, entretanto, será conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Alvorada.
Conforme o titular da DHPP, delegado Edimar Machado de Souza, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que a garota tenha saído para se encontrar com um suposto namorado. O rapaz ainda não foi identificado.
— Estamos tentando identificá-lo. Não existe nenhum indício de prática de crime. Temos apenas o primeiro nome do rapaz e estamos verificando redes sociais, falando com familiares para tentar localizá-la — diz o delegado.
Agta Tamira Aleixa de Souza, 28 anos, tia paterna da garota, acompanhou a mãe de Kadija, Elisa Machado, até o Palácio da Polícia nesta manhã para registrar o desaparecimento. Segundo ela, a jovem nunca fez nada parecido antes. Ela explica que a última pessoa a falar com a sobrinha foi a mãe e que ela saiu de casa sozinha.
Uma câmera de segurança da Sogipa registrou Kadija entrando no clube às 9h32min e saindo às 11h25min. Segundo a assessoria de comunicação do clube, para acessar as recepções, ela usou um ingresso com código de barras nominal, fornecido pela Sogipa, com o objetivo de controlar quem entra e quem sai do prédio.
De acordo com a Sogipa, o pai da jovem esteve no clube na tarde desta segunda-feira e foi recebido pela equipe da segurança. Ele teria reconhecido a filha nas imagens e visto que ela saiu sozinha. O clube afirma que as imagens mostram que a garota não entrou em nenhum carro, caminhou até o final da Rua Barão do Cotegipe e desceu a Avenida Dom Pedro II na direção da Avenida Assis Brasil. O clube acrescenta que, se a polícia requisitasse as imagens, elas seriam disponibilizadas.
A família tem apenas informações preliminares, como o primeiro nome de um rapaz com quem a garota possa ter se encontrado. Informações que possam auxiliar na localização da jovem podem ser encaminhadas para a Polícia Civil ligando para o 197 ou 0800 642 0121.