Mais um crime brutal praticado contra criança teve um desfecho no Rio Grande do Sul. Um homem acusado de matar a facadas o filho, Luís Henrique Fernandes da Rosa, três anos, foi condenado a 28 anos de prisão. Leandro Santos da Rosa, 52 anos, estava preso preventivamente desde 15 de março de 2020, três dias depois do crime.
A sentença da juíza Karen Luise Vilanova Batista de Souza, do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri, foi proferida após decisão dos jurados pela condenação. Rosa foi condenado por homicídio qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima). Ainda teve majorante por ser crime contra menor de 14 anos.
Conforme a denúncia do Ministério Público, Rosa matou o filho enquanto a criança dormia, na casa da família, no bairro Lami, zona sul de Porto Alegre, na noite de 12 de março de 2020.
O motivo seria vingança contra a companheira na época e mãe da criança, que havia anunciado a separação. A mulher estava trabalhando no momento do crime. A criança estava em casa com o pai.
— Durante todo o julgamento e seus depoimentos, ele nunca chorou, demonstrou uma emoção, um remorso. Se ele não pediu sequer desculpas, o mínimo que se esperava é que a sociedade não o desculpasse, como de fato aconteceu. Nem quando passei o vídeo do filho dizendo que estava com saudade, ele esboçou qualquer reação de emoção — afirma a promotora Lúcia Helena Callegari.
O réu é defendido pela Defensoria Pública do Estado, que disse que só vai se manifestar no processo.