Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9) o reconhecimento da situação de emergência de mais sete municípios gaúchos por conta da estiagem. Entraram na lista as cidades de Candelária, Inhacorá, Muliterno, Nova Alvorada, São Vicente do Sul, Unistalda e Vila Nova do Sul.
Agora, são 292 os municípios do Rio Grande do Sul com o reconhecimento por parte da Defesa Civil nacional. Essa é uma etapa importante porque, a partir dessa validação, as localidades podem solicitar ajuda financeira ao governo federal.
Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Regional não enviou recursos financeiros para nenhuma cidade gaúcha. Estão em análise, em Brasília, 76 pedidos feitos pelos municípios — o dinheiro pode ser liberado a qualquer momento para as prefeituras.
A pasta tem à disposição R$ 550 milhões para ajudar Estados e municípios afetados por desastres naturais, como a estiagem ou as fortes chuvas. Esse recurso foi liberado por meio de uma medida provisória, editada no final de janeiro.
Reunião em Brasília
Em relação à ajuda aos produtores rurais gaúchos, o Ministério da Agricultura afirmou na terça-feira (8) que está providenciando a abertura de linhas de crédito emergenciais para pequenos agricultores que vão sofrer com perdas na safra por conta do período sem chuva.
Essa sinalização foi dada ao governador Eduardo Leite, que esteve em reunião com a ministra Tereza Cristina. A ajuda aos produtores rurais pode ser anunciada em breve.