A Defesa Civil Nacional já reconheceu a situação de emergência de 285 municípios gaúchos afetados pela estiagem. A partir dessa validação, as cidades podem solicitar ao governo federal envio de recursos para auxiliar nos prejuízos causados pela falta de chuva.
Para isso, porém, além de ter a situação reconhecida, as cidades precisam encaminhar planos de trabalho à Defesa Civil, que analisa os pedidos e formaliza o envio da ajuda financeira. Até esta terça-feira (8), o órgão afirma que há 76 solicitações de cidades do Estado em análise para possível liberação de recursos.
"A liberação está condicionada à análise dos planos de trabalho encaminhados pelos municípios à Defesa Civil Nacional. No momento, 76 planos de trabalho enviados por cidades do Estado para viabilização do repasse de recursos estão em análise pelo governo federal", diz a nota enviada a GZH pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que é responsável pela Defesa Civil Nacional.
A pasta possui um crédito extraordinário de R$ 550 milhões, aberto através de uma Medida Provisória (MP) publicada no final de janeiro, para ajudar localidades afetadas pela estiagem na região Sul do Brasil e também Estados afetados pelo excesso de chuva, principalmente no Sudeste e Nordeste do país.