O Rio Grande do Sul ainda tem 39 mil pontos sem energia elétrica após o temporal registrado na quarta-feira (26) — na noite passada, eram 71 mil, número que baixou para 41 mil no início da manhã desta quinta-feira (27).
Na área da CEEE Equatorial, 17 mil clientes seguem sem o serviço. São 10 mil somente na Região Metropolitana. Os dados foram atualizados por volta das 11h30min.
Os municípios mais impactados são Porto Alegre, Santa Vitória do Palmar, Guaíba, Pelotas, Camaquã, Viamão, Piratini, Rio Grande, Dom Feliciano e Encruzilhada do Sul.
Na Capital, conforme a empresa, os bairros mais afetados são Belém Novo, Campo Novo, Aberta dos Morros, Petrópolis, Partenon, Jardim Botânico, São Geraldo, Floresta, Rio Branco, Santa Cecília, Boa Vista e Auxiliadora.
A concessionária afirma que os prazos para normalizar o abastecimento dependem da complexidade de cada situação. Em alguns casos, é necessário reconstituir postes quebrados ou realizar ações em parceria com outros órgãos públicos.
Para informar sobre falta de energia, os consumidores da CEEE Equatorial podem enviar uma mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia). Também é possível entrar no site ou ligar para o telefone 0800 721 2333.
Já na área da RGE, 22 mil clientes ainda estão sem luz, a maioria no Vale do Taquari. O número aumentou em relação ao início da manhã, quando os dados apontavam 20 mil. A atualização foi feita por volta de 12h50min.
A empresa informa que o temporal provocou danos na rede elétrica, com galhos e objetos arremessados pelo vento sobre fios e equipamentos. Conforme a RGE, as equipes de atendimento estão mobilizadas e buscam restabelecer o serviço no menor tempo possível, mas a energia será normalizada à medida em que os reparos forem concluídos.
Para informar sobre falta de energia, é possível enviar uma mensagem de texto para o número 27350 com o "seu código" (número que consta na conta de energia elétrica). Também é possível fazer contato com a RGE pelo site, aplicativo CPFL Energia, telefone 0800 970 0900 e WhatsApp (51) 99955-0002.
