Com o aumento de casos de covid-19 no Rio Grande do Sul, diversas instituições tiveram de suspender os serviços presenciais nesta semana. Na maioria das situações, há contaminações entre os funcionários.
Na prefeitura de Porto Alegre, por exemplo, os setores administrativos retornaram ao trabalho remoto na segunda-feira (10). Até o momento, segundo balanço do município, são ao menos 521 servidores contaminados em toda a estrutura do governo municipal.
Outras instituições na Capital e demais municípios gaúchos anunciaram mudanças no funcionamento. Confira algumas alterações:
Justiça Federal
A Justiça Federal Rio Grande do Sul (JFRS) suspendeu os atendimentos presenciais na quarta-feira (13) em Rio Grande e Lajeado em razão do aumento de casos de covd-19. Os demais municípios seguem funcionando normalmente. Em nota, a instituição afirmou que houve registro de diagnósticos positivos da doença entre funcionários. São pelo menos 35 casos confirmados. O retorno do serviço é previsto para a próxima segunda-feira (17).
A consulta de processos pode ser feita pelo formulário disponível no site da JFRS. Para entrar em contato diretamente com a Vara Federal onde está tramitando a ação, é possível fazer por telefone, e-mail ou WhatsApp (confira os contatos neste site). Atendimentos presenciais ordem seguir sendo agendados através do canal de atendimento Balcão Virtual.
IPE Saúde/ IPE Prev
O IPE Saúde e o IPE Prev também determinaram a suspensão das atividades presenciais na quarta-feira (13) na sede em Porto Alegre. A medida vale por 30 dias. Após esse período, ocorrerá uma nova avaliação do cenário epidemiológico.
No caso dos atendimentos oferecidos por meio do Programa Facilitadores do IPE Saúde, que prevê parcerias com municípios do interior, é preciso verificar diretamente com cada prefeitura sobre o funcionamento. Todos os serviços do IPE Saúde seguem disponíveis e podem ser acessados pelo Atendimento Digital, no site.
Em relação ao IPE Prev, o atendimento também continua de forma digital. Os beneficiários podem acessar as orientações de cada serviço neste site.
SINE/FGTAS
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) suspendeu a atividade de ao menos sete agências em todo o Estado. Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, o retorno é previsto para sexta-feira (14); Em Porto Alegre, na unidade da rua José Montaury, no Centro Histórico, o serviço será retomado na segunda-feira (17). Em Alegrete, na fronteira oeste, e em Ijuí, no noroeste, a volta será na próxima terça-feira (18). Em Esteio, na Região Metropolitana, o atendimento presencial retorna no dia 20 de janeiro. Em Passo Fundo, a previsão de reabertura é para o dia 24. E em Candiota, na Campanha, apenas no dia 25 deste mês.
Nesse período, a população poderá buscar atendimento no chat disponível no site da FGTAS e nos canais digitais. Para intermediação de mão de obra, deverá ser utilizado o aplicativo Sine Fácil (disponível na Play Store e Apple Store). Já para encaminhamento de seguro-desemprego, deverá ser utilizado o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou o portal www.gov.br. Já o SINE municipal de Porto Alegre, localizada na avenida Sepúlveda, funciona normalmente de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
Detran/RS
O Departamento Estadual do Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN/RS) informa que, até o momento, só foi necessário suspender os serviços Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) da cidade de Xangri-Lá, no litoral norte. O local foi fechado na terça-feira (11), e deve ser reaberto na segunda-feira (17).
Quem precisar utilizar os serviços relativos a veículos no município neste período deve procurar outro CRVA na região. A mesma orientação será feita caso haja necessidade de suspender as atividades em outro município gaúcho. A lista completa com os endereços e telefones é encontrada no site da autarquia.