A busca acentuada por testes de covid-19 nas últimas semanas já reflete no tempo de espera para atendimento nas quarto Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) da Capital. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desde o início do ano, pacientes chegam a aguardar de quatro a cinco horas, o dobro do tempo registrado no cenário anterior à nova onda de contágio.
Quem buscava por atendimento na manhã desta quinta-feira (13) nas UPAS Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro, Bom Jesus e Moacyr Scliar aguardava de duas a três horas. A espera maior, no entanto, está prevista para a tarde, período em que há maior procura pelos serviços médicos, de enfermagem e também de testagem para covid-19.
Na quarta-feira (12), por exemplo, a espera na unidade Cruzeiro do Sul chegou a durar de oito a nove horas para quem chegou após o meio-dia.
Segundo o coordenador municipal de Urgências, Daniel Lenz, a busca por atendimento médico de pessoas com sintomas gripais aumentou 70% as primeiras nas duas semanas de janeiro em relação à média de dezembro. Além disso, a limitação das equipes médicas, devido a afastamentos de profissionais, também contribui para a demora no serviço.
Ao menos 40 servidores que atuam nas quatro UPAs de Porto Alegre estão afastados por diagnóstico de covid-19. Em todo o sistema de saúde da Capital, dados recentes apontam para 348 profissionais contaminados e, portanto, fora de atuação nas unidades de saúde.
Lenz destaca ainda que a SMS não espera melhora rápida da situação, mesmo após a diminuição dos casos de coronavírus e influenza (gripe).
— Com o aumento de doenças respiratórias, muitas pessoas com outras doenças não estão indo até as unidades, evitando se expor aos vírus. Sabemos que elas irão buscar atendimento quando essa situação melhorar. Estamos nos preparando para isso — afirma.
As UPAs são destinadas a atendimentos de urgência e por isso, a orientação é que só sejam encaminhados pacientes com sintomas mais graves.
— É importante que só vá para as UPAs quem está sentindo dores no peito, que pode ser sinal de taquicardia, dificuldades para respirar ou com febre persistente. Pessoas com sintomas leves devem apenas se isolar em casa — destaca.
Desde segunda-feira (10) todas as unidades de saúde de Porto Alegre estão oferecendo testes rápidos (antígeno), com resultado em até 15 minutos. Autoridades recomendam que a testagem seja feita três dias após o desenvolvimento dos primeiros sintomas.