Os novos gestores da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul foram empossados na tarde desta sexta-feira (3). A solenidade ocorreu em Porto Alegre, no Plenário Milton Varela Dutra, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).
O novo presidente será o desembargador Francisco Rossal de Araújo e o vice será o desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa. Também foram apresentados os desembargadores Raul Zoratto Sanvicente (corregedor regional) e Laís Helena Jaeger Nicotti (vice-corregedora). Os desembargadores João Paulo Lucena e Fabiano Holz Beserra assumiram, respectivamente, a direção e a vice-direção da Escola Judicial. Os magistrados assumem os cargos para o biênio 2021-2023.
O novo presidente ressaltou que seu primeiro objetivo à frente do TRT é reabrir as portas para a população mediante à ampliação da vacinação e redução dos casos de covid-19. Ele também agradeceu a confiança dos colegas que o indicaram para o cargo.
— Fiquei muito honrado com a confiança dos meus colegas. Fui candidato de chapa única. Ao mesmo tempo que reforça a minha legitimidade, também traz grandes responsabilidades. Nossa meta é tratar as pessoas com respeito e igualdade, empregados e empregadores. Tão importante quanto criar a riqueza é saber distribuir a riqueza. O direito do trabalho e o direito social é o meio que temos para isso — disse Rossal.
Em seu discurso na solenidade, o novo presidente anunciou que um dos grandes temas desta administração será promover, interna e externamente, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Também prometeu atenção a novas formas de trabalhar e organizar o trabalho.
— Necessitamos potencializar os avanços tecnológicos trazidos com o processo eletrônico e as experiências positivas com novas tecnologias, sempre preservando o acesso das partes e o devido processo legal — pontuou.