A PPP do Saneamento Básico na Região Metropolitana estabelecida pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está avançando, mas em ritmo menor do que o projetado na metade deste ano. Com projeção inicial de finalizar 4,5 mil ligações à rede de esgoto, a Ambiental Metrosul concluiu 1,5 mil interligações em Canoas.
De acordo com a empresa, as mudanças ocorreram atendendo a solicitação da prefeitura de Canoas pela redução do número de frentes de trabalho. Com isso, o prazo para a realização dos serviços de interligações precisou ser ampliado. Um novo plano de ação para realizar as entregas está em elaboração.
A Secretaria de Obras de Canoas solicitou que a Ambiental Metrosul só inicie novas aberturas de valas após a conclusão da pavimentação das vias danificadas, o que é um compromisso firmado em contrato, para não prejudicar o trânsito de veículos e pessoas.
Os moradores do bairro Harmonia, onde as ligações foram feitas até o momento, ainda não receberam as notificações para estabelecer a ligação de suas residências à rede. Os avisos serão emitidos pela Corsan, depois que o sistema já estiver funcionando. Um sistema de tubulações ainda precisa ser conectado à estação de tratamento de esgoto.
Ainda assim, a companhia adiantou o cronograma de ligações, já que a programação prévia estabelecia trabalhos somente a partir de 2022. Algumas ligações também começaram a ser realizadas em Gravataí a partir de julho deste ano, mas um balanço ainda não foi divulgado.
Projetos para cidades da Região Metropolitana
No próximo ano, a empresa vai elaborar os estudos e projetos para obras a serem realizadas em Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão. De acordo com o cronograma previsto no contrato, os trabalhos de expansão de rede serão iniciados a partir de 2023. Mesmo assim, o poder concedente, em consonância com os municípios, pode solicitar a antecipação de algum trabalho. Se isso ocorrer, a responsável informou que pode avaliar a viabilidade de atender as solicitações.
Com alta concentração populacional e novas exigências de investimentos estabelecidos pelo marco do saneamento, a PPP da Região Metropolitana promete alcançar quase 90% de esgoto tratado em até 11 anos nas cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão.