Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo venceram a primeira etapa do projeto Iconicidades. Desenvolvida pelo governo do Estado, a iniciativa quer transformar espaços públicos consagrados dos municípios em locais de estímulo à economia criativa, aliando cultura, tradição e empreendedorismo.
No total, 11 prefeituras apresentaram propostas ao concurso. Três foram inabilitadas, cinco passaram à segunda etapa e outras três ficaram na suplência (Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Porto Alegre). A partir de agora, o governo do Estado irá promover uma nova disputa, desta vez para escolher o melhor projeto arquitetônico para cada espaço. A previsão é que o concurso público seja lançado em dois meses.
Os vencedores terão o projeto executivo custeado pelo Estado. Como contrapartida, caberá aos municípios o financiamento das obras e a gestão dos empreendimentos. O autor do melhor projeto receberá ainda um prêmio de R$ 20 mil, cabendo ao segundo e terceiro colocados uma bonificação de R$ 15 mil e R$ 10 mil, respectivamente.
Nessa primeira etapa, cada cidade submeteu aos avaliadores da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão um espaço local e uma ideia de transformação. Pelotas, que ficou em primeiro lugar com 19.233 pontos, sugeriu transformar a antiga sede do Banco do Brasil em uma escola de gastronomia do Senac.
Único prédio de arquitetura eclética do entorno da Praça Coronel Pedro Osório que ainda não foi restaurado, o local deve ser revitalizado para abrigar um moderno centro gastronômico voltado à formação de mão-de-obra especializada, sem abdicar do fomento ao turismo e à preservação do patrimônio histórico.
Em Rio Grande, a proposta é montar um complexo turístico nos Molhes da Barra, fomentando um ecossistema criativo que envolva também preservação ambiental e estímulo à economia das comunidades locais. Em Santa Maria, a prefeitura sugeriu transformar o Clube dos Ferroviários, um prédio de dois andares em estilo art déco, numa incubadora voltada ao empreendedorismo criativo e coworking.
Em Cachoeirinha, o objetivo é revitalizar o entorno do Complexo Cultural Casa de Cultura. A iniciativa visa englobar o prédio, o píer contíguo às margens do Rio Gravataí, uma rua coberta e a praça de Ecoturismo num ecossistema voltado à cultura, arte, educação e gastronomia, com espaços para eventos, feiras, oficinais de criação e startups.
Em São Leopoldo, a prefeitura pretende revitalizar a Casa da Feitoria/Museu do Imigrante, preparando o espaço para as comemorações dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, em 2024.
— O propósito do Iconicidades é tornar o Rio Grande do Sul cada vez mais atraente para a população, neste caso especialmente por meio do fomento à inovação e da ressignificação de arquiteturas identitárias. As iniciativas apontadas pelos municípios selecionados estão plenamente alinhadas a esses objetivos — comenta o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.