A página do site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) onde se encontra a Declaração de Saúde do Viajante (DSV) sofreu ataque de hackers na tarde da quarta-feira (8). Onde deveriam aparecer as informações – documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea –, uma bandeira da Argentina foi colocada pelos invasores.
Os site ficou fora do ar entre as 15h35min e as 17h10min desta quarta-feira. O serviço já voltou a funcionar normalmente.
O ataque tem relação com o episódio que ocorreu na partida entre Brasil e Argentina, no último domingo (5), onde o órgão entrou em campo e retirou os jogadores argentinos que descumpriram regulamento sanitário de quarentena obrigatória para quem esteve na Inglaterra. A partida não pôde ocorrer.
Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal. O órgão informa que não houve alteração de dados e impacto nos demais sistemas da agência.