Morreu neste domingo (1º) o contador Armando Gass, diretor-presidente e um dos fundadores do Instituto do Câncer Infantil (ICI). Ao 68 anos, Gass foi vítima de uma embolia pulmonar. Em nota, o ICI confirmou o falecimento: “Com muito pesar comunicamos o falecimento do nosso fundador e diretor presidente Sr. Armando Gass. Sr. Armando estava no Instituto do Câncer Infantil desde sua fundação e colaborou na história, desenvolvimento e crescimento do ICI. Desde 2020, voltou para diretoria apoiando na gestão estratégica.”
O jornalista Lauro Quadros, presidente do Conselho Administrativo do instituto, lembra que Gass esteve envolvido no projeto desde sua idealização até chegar ao patamar que se encontra hoje. Lauro ressalta a participação do contador em diversas ações como a ampliação da ala do terceiro andar do Hospital de Clínicas, a construção da Casa de Apoio, em campanhas como a Corrida Pela Vida e a parceria com Mc Dia Feliz, entre outras que o ICI realizou nessa trajetória de mais de 30 anos.
– O Armando Gass fez parte de tudo isso. Era uma pessoa extraordinária, além de todas as qualidades humanas, tecnicamente tinha uma competência espetacular. Substituí-lo vai ser uma mão de obra.
Currículo
Gass era formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (FAPCCA) e tinha diversas especializações em administração de empresas, de hospitais, em auditoria e em perícia por instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ele tinha uma experiência de quase 50 anos em auditoria e gerência contábil, sendo por 30 anos coordenador da Coordenadoria de Gestão e Auditoria Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi também coordenador da Coordenadoria de Gestão de Risco e Integridade do Clínicas e depois assessor de Planejamento e Avaliação da Diretoria Executiva do HCPA.
Além dos serviços prestados no Instituto do Câncer Infantil, outro trabalho voluntário que ele realizou em favor do público infantil foi no Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul, do qual era um dos fundadores e presidente do Conselho Fiscal. Participou também como membro da Comissão de Estudos sobre Auditoria Interna do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.
Em sua trajetória profissional, Gass também foi coordenador da Coordenadoria de Gestão Contábil do Clínicas, foi professor de Contabilidade da Faculdade Porto-Alegrense e, ainda, tinha sua própria empresa do ramo de auditoria e consultoria.
Confira a nota do ICI na íntegra:
Com muito pesar comunicamos o falecimento do nosso fundador e diretor presidente Sr. Armando Gass. Sr. Armando estava no Instituto do Câncer Infantil desde sua fundação e colaborou na história, desenvolvimento e crescimento do ICI. Desde 2020, voltou para diretoria apoiando na gestão estratégica. A equipe ICI é grata pela história e legado que o Sr. Armando deixa e com certeza sua marca está nesses quase 30 anos de trabalho em prol do câncer infantojuvenil. A diretoria, sócios honorários, conselheiros, voluntários e funcionários da instituição lamentam a perda e deixam o sentimento de gratidão por todo ensinamento que receberam sempre.