Uma ação iniciada em 2019 por integrantes do Programa Sesc de Voluntariado, em Porto Alegre, acabou ganhando o Estado neste ano. O projeto Pedacinho de Amor, que confecciona mantas de tricô e crochê e agasalhos, lançou uma campanha estadual para arrecadação de novelos e quadradinhos de tricô, crochê e de tecidos, no tamanho de 20cmx20cm.
Segundo a coordenadora de Ação Social do Sesc/RS, Luciana Basile, as doações podem ser feitas até 31 de julho nas unidades do Sesc e nas escolas do Senac espalhadas pelo Estado. A meta do grupo de voluntários é ir confeccionando as mantas, cujo tamanho é 1,20cm x 1,20cm, ao longo deste inverno, que promete ser ainda mais rigoroso no mês de agosto. O material será doado para instituições de todo o Rio Grande do Sul.
— No primeiro ano, entregamos 70 mantas para casas de passagem, abrigos e lares de idosos. No ano passado foram 74 acessórios concluídos, mesmo com todos trabalhando a distância — conta Luciana.
Nesta segunda-feira (28), foi a vez do Instituto do Câncer Infantil (ICI) receber 10 mantas repassadas pelo projeto. De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Institucional do ICI, Fernanda Furtado, todo o material que chega de doação da comunidade beneficia mais de 200 famílias que recebem cesta básica e vestuário doados pela instituição.
— Estamos gratos e, em nome das famílias beneficiadas, agradecemos ao Programa Sesc de Voluntariado pelas mantas confeccionadas pelo Projeto Pedacinho de Amor. O inverno sempre é um período onde precisamos aquecer nossas crianças, mas esse gesto solidário aquece também nosso coração — diz Fernanda.
Uma das voluntárias que participou da entrega foi a artesã Eliane Fraga, 58 anos, moradora do bairro Rubem Berta, na zona norte da Capital, uma das integrantes desde o início do projeto. Hoje, 21 pessoas atuam diretamente da ação em Porto Alegre. Eliane sempre teve o desejo de participar de atos voluntários e encontrou no grupo organizado pelo Sesc/RS o que chama de cura para a depressão que enfrentava.
— Dedico sempre alguns momentos da minha noite, seja no verão ou no inverno, para produzir os quadradinhos de crochê usados nas mantas e também auxilio na costura final. Fazer o bem foi o remédio que me faltava para me recuperar da depressão. Sou muito feliz em poder ajudar ao próximo — afirma.
SERVIÇO
O que: Doação para o projeto Pedacinho de Amor
Como ajudar: o projeto aceita doações de novelos de lã, quadradinhos prontos de tricô, de crochê ou de tecidos de 20x20cm (cada um)
Onde doar: nas unidades do Sesc espalhadas pelo Estado (confira os endereços no site: www.sesc-rs.com.br) e nas escolas do Senac no RS (confira os endereços www.senacrs.com.br)
Até quando: 31 de julho