Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, neste 28 de junho, dois prédios tradicionais da Capital foram iluminados com as cores do arco-íris. São eles: o Palácio Piratini, sede do governo do Estado, e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sede do Legislativo municipal.
O Piratini já esteve colorido neste ano. Na ocasião, o evento marcava o dia de combate à LGBTfobia, ou seja, o preconceito relacionado a questões de identidade e gênero. Na ocasião, o governador Eduardo Leite (PSDB) relacionou passado e futuro para falar sobre a decisão de iluminar a sede do governo gaúcho:
"No dia em que completa 100 anos, o Palácio Piratini reverencia o passado mas olha para o futuro. Por uma sociedade com mais igualdade e respeito, está nas cores do #DiaInternacionalContraLGBTfobia", explicou em suas redes sociais.
Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a bancada que defende a causa LGBTQIA+ também organizou uma série de ações, entre elas a iluminação. Conforme contou a vereadora Daiana Santos (PCdoB) à coluna, houve a sugestão para a criação de um banner em alusão à data. A ideia foi prontamente aceita pelo presidente da Câmara, vereador Márcio Bins Ely (PDT). O painel (foto abaixo) traz a seguinte mensagem: "Respeitamos toda forma de amor".
Daiana orgulha-se em ser a primeira parlamentar assumidamente lésbica da Câmara.
Além da vereadora, a bancada LGBTQIA+ é formada pelos suplentes: Andrea da Mata (Solidariedade), Giovani Culau (PCdoB), Natasha Ferreira (PSOL) e Ton Falcão (PT).
— Imaginava que iríamos conseguir construir muitas ações afirmativas neste primeiro ano de mandato, mas me deixa muito feliz esse retorno, de uma forma tão grandiosa, vindo da presidência da Casa. Nossas vidas enquanto pessoas LGBTQIA+ precisam ser celebradas — destacou Daiana.