Após semanas de instabilidade, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) confirmou nesta quinta-feira (5) a normalização dos sistemas de gerenciamento de processos e o retorno dos prazos processuais a partir da próxima segunda-feira (9).
O órgão enfrentava falhas na estrutura de banco de dados desde 11 de julho. Foi descartada a possibilidade de outro ataque hacker, como o ocorrido no final de abril.
Segundo o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação, as falhas haviam sido corrigidas na semana passada, assim como a velocidade das plataformas, que estavam apresentando lentidão e foram normalizadas. Nesta semana, foi possível realizar testes para disponibilizar novamente os sistemas.
— Trabalhamos diuturnamente, inclusive nos finais de semana, para buscar não só a estabilidade, mas também a normalização da velocidade. Há uma semana o sistema está normal, por isso estamos seguros para reabrir os prazos — afirma.
O presidente do TJ-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, assinou na tarde desta quinta-feira um ato determinando o retorno da fluência dos prazos de processos administrativos e jurisdicionais que dependam dos sistemas Themis 1G e 2G, E-Themis, Themisadmin e SEI.
Como as irregularidades constatadas envolvem equipamentos fornecidos por empresas terceirizadas, o presidente do TJ-RS também determinou a abertura de uma auditoria externa. A intenção, segundo o desembargador Silveira, é fazer "uma avaliação independente e criteriosa sobre a origem do problema".
— Já fizemos uma autoria interna, que está pronta, com diagnósticos e prognósticos. No entanto, por uma questão de independência, o presidente determinou a contratação de uma empresa isenta de vínculos com as outras contratadas e com o Judiciário — explica.
Segundo ele, o processo de contratação da empresa de tecnologia da informação que fará essa análise já foi aberto. A previsão é de que, a partir da semana que vem, seja assinado o contrato e iniciada a nova investigação.