O delegado da Polícia Civil Paulo da Silva Perez morreu neste domingo (6), em Tramandaí, em decorrência de um enfarte. Membro da corporação há 35 anos, o delegado Perez era atualmente responsável pela 23ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), no Litoral Norte.
As cerimônias fúnebres foram realizadas na segunda-feira. O velório ocorreu pela manhã, na Câmara de Vereadores de Tramandaí, e, após, uma carreata fúnebre com dezenas de viaturas partiu de Tramandaí e foi até a Capital, onde o corpo de Perez foi cremado, após uma cerimônia de despedida, no Crematório Metropolitano. Participaram dos atos a chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, e o vice-governador e secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior.
Na sua conta no Instagram, Nadine publicou uma foto ao lado de Perez com uma legenda de despedida. "Hoje perdemos um grande amigo e colega, Del. Paulo Perez, nosso Regional do litoral, vítima de um enfarte fulminante. Sabe aquele gabinete de delegado raiz? Ele tinha! Sabe aquele colega que não tinha dia nem hora para ajudar qualquer um? Era ele. Sabe aquele cara simples, sincero e muito competente? Era ele. Fará muita falta entre nós, Dr. Perez. Ficaremos com as boas lembranças, obrigada pela dedicação de uma vida inteira a nossa Polícia Civil."
Ranolfo também se manifestou via rede social. "O RS perde uma grande pessoa e um grande profissional. Deixo aqui também o nosso agradecimento por todos os serviços prestados e reforço meus sentimentos aos familiares, amigos e colegas."
Natural de Porto Alegre, Perez nasceu em 23 de setembro de 1961 e viveu na Capital e em Cachoeirinha, na Região Metropolitana, até ingressar na Polícia Civil. Graduado em Direito, fez sua formação da Unisinos.
Perez ingressou na Polícia Civil em 1986, como investigador de polícia, cargo que ocupou até 1993, quando se tornou escrivão. A partir de 1999, foi nomeado delegado, tendo passagem pela 1ª, 2ª e 4ª Delegacias de Polícia de Rio Grande. De junho de 2000 até março deste ano, atuou como titular da Delegacia de Polícia de Tramandaí. Recentemente, havia assumido o comando da 23ª DPRI, em Osório.
Considerado uma referência entre os colegas, Perez era conhecido pela sua dedicação ao serviço, sua capacidade e inteligência, mas sempre mantinha a humildade, a simplicidade e o bom-humor nas suas relações pessoais e profissionais. Além disso, era muito estudioso, especialmente sobre assuntos jurídicos, sobre os quais era muito procurado para esclarecer dúvidas.
Segundo o diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Heraldo Guerreiro, que trabalhou muitos anos próximo de Perez, ele era incansável no trabalho e sempre atento aos acontecimentos, tanto que marcou sua passagem à frente da DP de Tramandaí, onde atuou por mais de 20 anos.
— Era um homem reconhecido pela comunidade de Tramandaí, que tinha muito carinho por ele e vice-versa. Não tinha como distanciar a figura do Perez de delegado da cidade de Tramandaí — afirma.
Guerreiro ainda comenta sobre a falta de vaidade do colega em relação ao posto que ocupava.
— Quando ele atendia a imprensa, não se preocupava em estar de terno e gravata, aparecia com as roupas que estava usando. Ele não se preocupava com a aparência, se importava apenas em passar as informações corretas — revela.
Fora da delegacia, Perez aproveitava o tempo com as filhas Amanda e Aline, a esposa Rosane e seus três cachorros. Nas horas vagas, também gostava de ler sobre história, principalmente sobre o período do Império Romano (era um fã do imperador Júlio Cesar) e dos cavaleiros templários. Lia também gibis, especialmente os do personagem Tex. Apreciava, ainda, jogar xadrez e saborear uma caipirinha.
Segundo Amanda, mesmo que Perez tivesse uma profissão que exigia muito dele, nunca deixou a família em segundo lugar. Ela descreve o pai como um homem justo e bondoso acima de tudo, e que tratava a todos de mesma forma.
— Ele passava esse valores da polícia para a gente, e, mesmo que nós não tenhamos seguido a mesma profissão, seguimos o exemplo dele, principalmente a forma de tratar as pessoas — descreve.