Morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 83 anos, o ex-governador do Paraná Jaime Lerner. Ele estava internado desde domingo (23) no Hospital Evangélico Mackenzie, em Curitiba, e teve complicações de doença renal crônica.
Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e governador do Paraná por dois mandatos. Urbanista, ganhou notoriedade internacional por seu projeto de planejamento urbano e pela transformação do transporte público da capital paranaense, na década de 1970.
Foi também o responsável pelo projeto de revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre, cujo primeiro trecho foi inaugurado em 2018. Em agosto de 2019, debilitado após uma internação hospital, Lerner visitou a obra que projetou na capital gaúcha.
— Fiquei encantado com o resultado — declarou, caminhando com apoio de uma bengala. — Gostei de tudo. Gostei da alegria com que o povo recebeu essa obra. Ela faz jus a Porto Alegre. Estou muito feliz.
Também foi responsável por projetos de arquitetura e urbanismo em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói (RJ). Lerner foi ainda consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas e participou do desenvolvimento do BRT do Rio, um dos principais meios de transporte durante a Olimpíada de 2016.
O governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-governador. De acordo com a prefeitura de Curitiba, seu corpo será sepultado no cemitério Israelita de Santa Cândida, às 15h.
Trajetória
Filho de imigrantes judaico-poloneses, Jaime Lerner nasceu em Curitiba em 17 de dezembro de 1937. Arquiteto e planejador urbano, se formou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1964.
Lerner foi responsável pela criação e estruturação do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em 1965, e participou do desenvolvimento do Plano Diretor da capital paranaense, o que resultou no processo de transformação física, econômica e cultural da cidade.
Durante sua primeira gestão como prefeito de Curitiba, no período 1971 a 1975, consolidou as transformações no município e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente pela eficiência, qualidade e baixo custo.
Lerner também foi o responsável pelo fechamento da Rua 15 de Novembro, nos anos 1970, criando um amplo calçadão para a circulação de pedestres. Ficou conhecido ainda por criar os parques urbanos que deram a cara da atual Curitiba e pelo sistema de transporte por canaletas exclusivas, o BRT, copiado em mais de 250 cidades.
Nos anos 1990, criou parques como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e a Rua 24 Horas — erguidos em metal e vidro. Esses espaços inauguraram uma nova linguagem arquitetônica em Curitiba e até hoje são considerados cartões-postais do município.
Eleito governador em 1994 e reeleito em 1998, Lerner foi uma das figuras mais importantes na história política do Paraná, virando referência e elegendo uma série de sucessores em decorrência de sua influência — dentre eles Rafael Greca (atual prefeito de Curitiba, hoje no DEM) e Cassio Taniguchi (ex-prefeito da cidade, também no DEM).
Fora da política, foi considerado pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen o segundo maior urbanista do mundo. Já a revista Time também destacou Lerner como um dos 25 pensadores mais influentes do planeta.
Em 1967, o arquiteto foi premiado no Concurso Nacional de Projetos pelo edifício-sede da Polícia Federal em Brasília, e em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca.
Lerner largou a política em 2002 e desde então se dedicou apenas à arquitetura, área na qual seguiu trabalhando até o fim da vida, parando somente para tratamentos de saúde. No fim de 2020, fez uma cirurgia de apêndice, e chegou a contrair covid-19 em março deste ano.