O Brasil perdeu Jaime Lerner nesta quinta-feira (27). E seu nome para sempre será lembrado no Rio Grande do Sul.
Quando esteve em Porto Alegre em 2019, o criador foi apresentado à criatura. O arquiteto e urbanista Jaime Lerner conheceu uma de suas obras: a revitalização da orla do Guaíba.
Com dificuldade de locomoção, o ex-governador do Paraná teve chance de ver, in loco, o que havia projetado apenas em desenhos e maquete. Foi uma forma de Porto Alegre também pedir desculpas ao pai de um dos principais projetos de modernização da Capital.
Em 2013, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, Jaime Lerner apresentou o que, até então, era apenas um projeto. Foi vaiado durante a apresentação, o que fez com que o então prefeito José Fortunati determinasse que a prefeitura não mais participaria de audiências públicas.
A obra saiu do papel mesmo com resistência e protestos. Em 2018, o primeiro trecho do trabalho de Jaime Lerner passou a ser apreciado. Da Usina do Gasômetro à Rótula das Cuias, os frequentadores da orla ganharam um novo espaço de lazer.
E Porto Alegre conseguiu pedir desculpas ao urbanista. No dia anterior à visita na orla, a Câmara de Vereadores prestou justa homenagem a quem nos brindou com suas "invenções".
Com menos resistência, em agosto, um novo trecho do projeto do arquiteto, da Avenida Ipiranga até o Parque Gigante, também já estará disponível. Que sirva de lição. A capital pode sim conviver com modernização e respeito ao meio-ambiente.