Com bandeiras do Brasil, faixas, cartazes e muitos adereços nas cores verde e amarela, um grupo fez uma carreata na zona norte e na área central de Porto Alegre na tarde desta quinta-feira (18). Eles criticavam a atuação do governador Eduardo Leite no combate à pandemia.
A manifestação começou por volta das 14h, com motoristas saindo em comboio do Sítio do Laçador. A carreata passou pela BR-116, Avenida Farrapos e se deslocou rumo ao Palácio Piratini.
Em um carro de som, manifestantes discursavam e faziam críticas ao governador. O principal questionamento dizia respeito ao repasse de dinheiro federal para a compra de equipamentos de saúde. Faixas e cartazes questionavam o fechamento de diversos setores do comércio.
O cabeleireiro Sergio Santana, de Novo Hamburgo, discorda das medidas adotadas pelo governo.
— Isso é uma pouca vergonha. Tanto dinheiro federal foi manipulado de todas as formas para aquilo que havia sido direcionado, que é a pandemia. A pandemia é real e verdadeira, mas não é tudo isso que eles falam, não — comentou.
Para a arquiteta Suzana Trevisan, de 60 anos, o último ano tem sido difícil.
— Tudo está difícil. Eu tenho imóvel alugado que aluguei pela metade para não perder. Meu posicionamento é que, se existem protocolos, eles devem ser usados. Mas não podem impedir de trabalhar — comentou.
A Brigada Militar e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanharam a manifestação.