Com a quantidade de links e prints que circulam nas redes sociais, é comum ter vontade de compartilhar conteúdos sem ter lido todo o texto. O problema é que isso pode facilitar a proliferação de fake news.
Estudos mostram que as notícias falsas circulam até 70% mais do que as verdadeiras e que manchetes mentirosas viralizam mais rápido por mexerem mais fortemente com as emoções e terem mais cara de "novidade".
Mas como não cair nessa cilada? Uma dica básica é: não leia apenas os títulos.
Em um veículo jornalístico responsável, como GZH, por exemplo, o título de uma notícia está embasado em uma série de elementos presentes no texto. O que não acontece em prints e links falsos.
Um desses elementos é a fonte. Ao longo do texto, você vai ver o posicionamento de especialistas que reconhecidamente entendem do assunto ou de autoridades que trazem informações oficiais relevantes. Isso faz com que você se sinta seguro quanto ao que está lendo.
Quando for o caso, confira também o contraponto, que é a versão de uma pessoa ou instituição eventualmente citada. Não deixe de prestar atenção também na data de publicação da reportagem, que aponta o contexto em que ela foi escrita e se ela é compatível com o momento em que você está lendo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. Pelo WhatsApp, o número é o (51) 99667-4125.
Confira os episódios anteriores da série e quais serão os próximos:
Navegando em GZH (19/11)
Como navegar em GZH para me manter informado sobre assuntos do meu interesse? Que recursos podem me ajudar?
Como falar com GZH? ( 3/12 )
Como opinar nas reportagens de GZH? Como sugerir uma pauta e como contatar a Redação?
Como se constrói a notícia? (17/12)
Quais os processos jornalísticos de GZH, da pauta até a matéria no ar? Como funciona a estrutura da Redação?
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.