Quando enviam para você o print de uma suposta reportagem ou manchete de GZH, por exemplo, tome cuidado. Ainda que a imagem seja semelhante ao que é publicado em nosso site, ela nem sempre corresponde a um conteúdo verdadeiro. Redes de desinformação podem utilizar a marca de veículos de comunicação em textos e imagens adulterados, tentando dar um ar de verdade a fake news.
Mas como saber se o print de GZH é verdadeiro? É simples. Tanto o site de GZH quanto o aplicativo possuem campos de buscas. Neles, você pode digitar o texto que recebeu e procurar se há de fato uma publicação com aqueles termos em nosso portal. Se a sua busca não encontrar resultado, a imagem foi adulterada.
Não esqueça de prestar atenção, também, aos links que você recebe. As mesmas redes de desinformação podem criar sites falsos, com um endereço similar ao de GZH. Às vezes, a diferença está nos detalhes de alguns simples caracteres.
O endereço de todas as notícias publicadas pelo nosso site começa com: gauchazh.clicrbs.com.br. Caso o link não inicie desta forma, não é uma notícia de GZH.
Confira o primeiro episódio da série e quais serão os próximos:
Você sabe identificar o que é notícia e o que é opinião? Veja como GZH diferencia visualmente a opinião de seus colunistas e suas reportagens.
- Título, texto e como identificar fake news (4/11)
Por que eu devo ler além da manchete de uma notícia? Como diferenciar um texto noticioso de uma fake news?
- Navegando em GZH (19/11)
Como navegar em GZH para me manter informado sobre assuntos do meu interesse? Que recursos podem me ajudar?
- Como falar com GZH? ( 3/12 )
Como opinar nas reportagens de GZH? Como sugerir uma pauta e como contatar a Redação?
- Como se constrói a notícia? (17/12)
Quais os processos jornalísticos de GZH, da pauta até a matéria no ar? Como funciona a estrutura da Redação?
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.