Você sabe identificar o que é notícia e o que é opinião? Circulam a todo momento em redes sociais e aplicativos de mensagens links e prints que nem sempre deixam claro se apresentam opiniões, interpretações ou notícias. Ser capaz de dizer rapidamente onde um conteúdo se encaixa nessa enxurrada de compartilhamentos é fundamental para manter-se bem informado. No vídeo acima, veja como GZH diferencia visualmente a opinião de seus colunistas e suas reportagens.
Esse é o primeiro episódio da série de vídeos "Fluência em Notícias" (confira abaixo os próximos) que terá como foco o que vem sendo chamado de "educação em notícias" ou "educação em jornalismo". A proposta é ajudar na compreensão dos processos jornalísticos e a aproximar o leitor da Redação.
Confira quais serão os próximos episódios
- Prints e links (21/10)
Por que devo desconfiar de prints e links compartilhados em redes sociais e aplicativos de mensagens? Como conferir se o print de GZH que recebi é verdadeiro? Como conferir se o link que recebi é realmente de GZH? - Título, texto e como identificar fake news (4/11)
Por que eu devo ler além da manchete de uma notícia? Como diferenciar um texto noticioso de uma fake news? - Navegando em GZH (19/11)
Como navegar em GZH para me manter informado sobre assuntos do meu interesse? Que recursos podem me ajudar? - Como falar com e em GZH? ( 3/12 )
Como opinar nas reportagens de GZH? Como sugerir uma pauta e como contatar a Redação? - Como se constrói a notícia? (17/12)
Quais os processos jornalísticos de GZH, da pauta até a matéria no ar? Como funciona a estrutura da Redação?
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.