Jornalista há mais de duas décadas, Larissa Roso enfrenta um dos maiores desafios da carreira — contar, de dentro de seu apartamento, a rotina de profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus. Para driblar a dificuldade de acesso ao ambiente hospitalar, a repórter lançou mão de trocas frequentes de áudios em aplicativos de mensagem, dando rostos, vozes e textos à série Diário do Front.
O conteúdo traz depoimentos de uma intensivista, um infectologista e uma enfermeira para a cobertura da pandemia em GaúchaZH, Zero Hora e Rádio Gaúcha. A preocupação de Larissa em manter o padrão de precisão e credibilidade das informações que transmite ao público é a mesma de toda a redação integrada.
— Esses profissionais acabam sendo os nossos olhos dentro dos hospitais — conta a repórter.
O contato com autoridades e pesquisadores tem orientado a cobertura sobre a covid-19 na Redação, que, desde a segunda quinzena de março, se deslocou para a casa de cada um de seus jornalistas.
— Cuidados com fontes, checagem, precisão, busca de mais de uma visão sobre os fatos e pautas que reflitam o interesse do público sempre foram características do nosso trabalho. Isso tudo se intensifica neste momento em que estamos diante da mais complexa cobertura que já enfrentamos — afirma o gerente-executivo de Jornalismo, Nilson Vargas.
Diariamente, a rotina da redação integrada começa pela reunião de pauta, na qual editores definem, em videochamada, os assuntos que serão tratados pela reportagem. Os profissionais partem de critérios como relevância e interesse público.
— Há notícias duras, como o aumento no número de casos de covid-19. Mas há a busca por pautas que apontem caminhos, soluções possíveis e iniciativas solidárias. Queremos mostrar os diferentes ângulos da vida em distanciamento social, promovendo debate e oferecendo dicas úteis — explica Patrícia Rocha, editora de Cultura e Comportamento e uma das coordenadoras da força-tarefa.
Pautados por editores, repórteres apuram matérias após amplo levantamento, lendo pesquisas e entrevistando fontes confiáveis por telefonemas, e-mails ou mensagens. O jornalista Marcelo Gonzatto tem se dedicado à análise de estatísticas.
— Uso série de sites vinculados a órgãos públicos, entidades de ensino ligadas à saúde e instituições privadas que utilizam informações oficiais. Quando consulto fonte não governamental, sempre checo amostra dos dados com fonte oficial para ver se os números conferem ou se há diferença de critério – diz Gonzatto, jornalista há mais de 20 anos.
Combate a fake news
Comprometida em desmentir boatos, GaúchaZH faz parte, desde 2018, do Projeto Comprova, iniciativa colaborativa que reúne 24 veículos brasileiros da imprensa profissional. Especialista consultado frequentemente por jornalistas, o infectologista Luciano Goldani afirma:
— A informação de qualidade é fundamental para enfrentarmos essa pandemia, e a imprensa profissional está tendo todo cuidado para veicular informações fidedignas.
GaúchaZH lançou conteúdos abertos a qualquer pessoa sobre o coronavírus e recebe dúvidas de leitores. Repórteres como Anderson Aires e Iarema Soares, entre outros, encaminham perguntas a médicos e atualizam infográfico que reúne dezenas de respostas.
— Apostamos na proximidade com o público e no jornalismo de engajamento — diz a gerente de produto digital, Débora Pradella.
Além disso, GaúchaZH integra o Projeto Credibilidade, seção brasileira de uma iniciativa mundial chamada The Trust Project, que reúne cerca de 200 veículos profissionais. O consórcio desenvolve padrões de transparência para que o público avalie a qualidade e a credibilidade da imprensa, apresentando ferramentas e técnicas para promover um jornalismo confiável.
Conteúdos especiais no site
Coronavírus Serviço
Conteúdos abertos também para não assinantes sobre a pandemia.
Newsletter coronavírus
Boletim com resumo das principais notícias enviado duas vezes ao dia para assinantes e público em geral. Clique para assinar.
Perguntas e respostas
Respostas a dúvidas de leitores, encaminhadas por repórteres de GaúchaZH a especialistas e atualizadas em infográfico.
Gaúcha2
Canal extra da Rádio Gaúcha em GaúchaZH com especialista respondendo dúvidas de ouvintes.
Editoria Fique Bem
Conteúdos abertos também para não assinantes com dicas para que as pessoas fiquem em casa, iniciativas de solidariedade e boas notícias.
O contato de GaúchaZH, (51) 9667-4125, foi disponibilizado para leitores enviarem dúvidas sobre a pandemia. As respostas de especialistas estão no site. Também foi lançada lista exclusiva para assinantes, que recebem notícias e outros conteúdos com orientações sobre o coronavírus. Para se cadastrar, basta enviar mensagem para (51) 98031-5005.
Tudo o que você precisa saber sobre máscaras
Tutorial sobre como usar, confeccionar e que cuidados tomar com máscaras caseiras.
“How To”
Série de vídeos com dicas de higiene para evitar o contágio pelo coronavírus.
As respostas da ciência
Série de entrevistas multimídia, duas vezes na semana. Daniel Scola, Kelly Matos e Leandro Staudt conversam com alguns dos mais renomados pesquisadores brasileiros.
Live GZH
De segunda a sexta-feira, comunicadores e especialistas debatem temas como economia, política, esporte e comportamento ao vivo.
Guias
Informações que as pessoas precisam saber para se proteger do vírus. Encartados semanalmente em ZH, publicados em GaúchaZH e enviados por WhatsApp.
Boletim com Boas Notícias
Toda sexta-feira, no IGTV de GaúchaZH, com o balanço de boas notícias da semana relacionadas à pandemia.Enviado também por WhatsApp.
“Em casa com...”
Série de vídeos em que os colunistas falam sobre algo que começaram a fazer ou que estão descobrindo na quarentena.
Painel do coronavírus
A evolução de casos do coronavírus no RS e no Brasil.
Diário do front
Relatos de quem está na linha de frente do combate ao coronavírus. Fazem parte do projeto uma intensivista,um infectologista e uma enfermeira.
Vítimas do coronavírus no RS
A história de pessoas que perderam a vida nesta pandemia.