O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para comentar o apagão no Estado do Amapá. Segundo o presidente, depois de 12 horas de falta de energia no estado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, compareceu com sua equipe na região para avaliar o cenário, após determinação do próprio presidente.
"O abastecimento de água foi normalizado (no Estado) e todos os hospitais estão com energia", disse Bolsonaro, em vídeo publicado na noite desta sexta-feira (6) e novamente compartilhado na manhã deste sábado (7) em suas redes sociais.
"Esperamos num espaço de tempo mais breve que toda a questão energética seja restabelecida", completou.
Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite de terça-feira (3) levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250 megawatts de carga elétrica.
Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia. Na quinta-feira (5), o governo já trabalhava com expectativa de restabelecer o fornecimento de energia em 70% do Amapá.O incêndio destruiu dois dos três transformadores da subestação, mas um deles poderá ser reparado.
— Dos três transformadores da empresa estadual de energia elétrica, um está em manutenção desde dezembro de 2019 — disse o presidente.
Bolsonaro destacou também que desde o primeiro momento Exercito e Marinha foram acionados e com geradores próprios restabeleceram a energia em pontos estratégicos.
— No momento, 23h de 6 de novembro, nossa equipe está fazendo a filtragem do óleo contaminado que refrigera o terceiro transformador, que será concluída ainda hoje. O óleo estando em condição após o teste, o transformador será posto em funcionamento — explicou o presidente.
No vídeo, Bolsonaro disse ainda que cerca de 60% da necessidade de energia elétrica do Amapá deverá ser retomada até às 24h de sexta-feira:
— Para suprir a lacuna energética, geradores termelétricos serão usados pela Eletronorte. Após a meia noite (da sexta-feira), nossas equipes se reunirão para que outras medidas possam ser tomadas.