A prefeitura de Pelotas estuda liberar eventos com até 60 pessoas na cidade. A ideia foi apresentada por representantes do setor de eventos. A intenção é que a liberação ocorra após a região passar da bandeira laranja para amarela.
O principal argumento do grupo é que com a existência de um protocolo específico para o setor, poderia ocorrer a realização de eventos com segurança. Além disso, o número de participantes de eventos seria semelhante ao número permitido para igrejas e para restaurantes.
A proposta deve ser analisada nos próximos dias pelo comitê de crise da covid-19 em Pelotas. Um dos setores mais afetados pela pandemia, a área de eventos está com a maioria das atividades parada desde março. Centenas de famílias na cidade tiveram que mudar de negócio ou estão dependentes do auxílio emergencial para sobreviver.
Pelotas completou um mês na bandeira laranja do modelo de distanciamento controlado. Com queda de 20% na ocupação de leitos nesta sexta-feira (18) em relação a números de agosto, a cidade vive um momento de estabilização da doença.
– Vivemos um momento positivo, muito diferente do que foi junho e julho. Agora é começar a pensar como podemos começar aos poucos a retomar algumas atividades – afirmou a secretária de saúde de Pelotas, Roberta Paganini.
O município contabiliza 3.584 casos de covid-19. Deste número, 2.412 pessoas são consideradas recuperadas, 1.026 estão isoladas e 31 estão internados. A cidade já registrou 115 mortes causadas pela doença.