Tradicional evento literário do sul do Estado, a Feira do Livro de Pelotas teve a sua edição de 2020 cancelada. A decisão ocorreu após reuniões entre livreiros e a organização do evento. A opção pelo cancelamento da edição presencial ocorre em função dos protocolos de segurança para evitar disseminação do coronavírus através de aglomerações.
Realizada anualmente na Praça Coronel Pedro Osório, a feira mobiliza dezenas de escolas, artistas, leitores e escritores nos meses de outubro e novembro. Além disso, é o grande momento de venda para as livrarias de Pelotas.
A opção por realizar o evento de forma virtual chegou a ser estudada, mas o tempo para organização e o atual momento econômico enfrentado pelos livreiros dificultou a execução do projeto.
— É com muita dor que temos que tomar essa decisão, mas temos que pensar no momento que estamos vivendo. Optamos por cancelar este ano e possivelmente realizar duas edições no próximo ano — disse a organizadora do evento, Theia Bender.
A Feira do Livro de Pelotas chegaria em 2020 na sua 48ª edição. A expectativa dos organizadores é de realizar duas feiras em 2021, uma no começo e outro no final do ano, para compensar os impactos sofridos com o cancelamento.