A prefeitura de Pelotas anunciou que, se a cidade ficar novamente na bandeira laranja do modelo de distanciamento controlado, flexibilizações serão realizadas na próxima semana. A prefeita Paula Mascarenhas deu a informação em live realizada nas redes sociais, após a estabilização no número de internações na cidade.
Entre as flexibilizações previstas, está o aumento no número de pessoas autorizadas a frequentarem templos religiosos. Atualmente, são 30 pessoas por templo. Com o novo decreto, poderá chegar a 60, dependendo do tamanho do espaço.
Em relação ao comércio, está prevista a ampliação do horário das lojas que poderão funcionar das 9h até as 19h. Atualmente, é das 10h às 18h. O Pop Center, que atualmente está fechado para o público, mas com lojistas trabalhando na parte externa, poderá voltar as vendas ao ambiente interno do centro comercial.
O mapa preliminar do modelo de distanciamento controlado será divulgado nesta sexta-feira (11). Atualmente, a região de Pelotas se encontra na bandeira laranja. O mapa final, após a análise de recursos, será divulgado na próxima segunda-feira (14).
A cidade ampliou recentemente o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O município iniciou a pandemia com cinco leitos, depois passou para 31 e, no mês passado, chegou a 45 leitos exclusivos para covid-19.
Pelotas atingiu nesta quinta-feira (10) o número de cem mortes causadas por coronavírus. A cidade chegou a ser destaque nacional no começo da pandemia, por ter sido o último município com mais de 200 mil habitantes a registrar o primeiro óbito. Meses depois, o município atinge uma centena de vítimas.