Depois de quatro meses suspensos, os procedimentos médicos eletivos irão retornar em Pelotas. A prefeitura irá autorizar na próxima semana, por meio de um novo decreto, cerca de 50% dos exames, consultas laboratoriais e cirurgias eletivas.
A informação foi confirmada pela secretaria municipal de saúde, Roberta Paganini, em uma reunião da comissão de saúde da câmara municipal de vereadores. A suspensão havia sido feita em maio para diminuir o fluxo de internações nos hospitais a fim do reforço da estrutura de saúde e para evitar uma possível contaminação em outros pacientes. Agora, com a situação mais estabilizada nos hospitais, optou-se pela mudança.
Também serão permitidos exames de média e alta complexidade. A expectativa é de que os procedimentos sejam marcados por telefone em horários diferentes para que não ocorra aglomeração. A prefeitura solicita que as pessoas que marcarem os exames não deixem de comparecer, pois poderão prejudicar outros pacientes.
Pelotas é a segunda cidade com mais casos de covid-19 no sul do Estado. O município contabiliza 2822 casos e já registrou 92 mortes.