A barragem Santa Barbara, considerado principal manancial de Pelotas, recuperou o nível total com as chuvas dos últimos dias no sul do Estado. Com a recuperação, o decreto de restrição na utilização de água, que é utilizado desde fevereiro na cidade, será cancelado.
Segundo números do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanepe), foram 175 milímetros de chuva do dia 27 de agosto até a manhã desta quinta-feira (3). O manancial, exclusivamente utilizado por Pelotas, é responsável por cerca de 60% da água do município.
- A notícia é muito positiva. É a primeira vez no ano que tivemos a barragem no nível ideal. Ao longo dos últimos meses, tivemos o período mais difícil desde que a barragem foi criada, há 52 anos - afirmou a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina.
Em junho deste ano, a barragem chegou a atingir a marca de 4,4 metros abaixo do nível ideal, considerada a pior marca da história do município. O temor com o nível do manancial, fez com que o Sanep tivesse que fazer pelo menos quatro obras de aprofundamento no local, para melhorar a captação.
Agora, com a situação controlada, o decreto de restrição na utilização de água que foi criado em fevereiro pela prefeitura de Pelotas será revertido. O regramento proibia os moradores da cidade de lavar automóveis e calçadas, bem como molhar gramados e jardins, enquanto não houvesse recuperação de água bruta. O descumprimento do decreto poderia acarretar em penalidades como a suspensão do abastecimento para o responsável pela infração.
Mesmo com a retirada do decreto, algumas iniciativas que foram implementadas durante a crise da água continuarão. Segundo o Sanep, as medidas de fiscalização em pontos de vazamentos, entre outras, irão permitir evitar o desperdício de água na cidade.