Os municípios de Porto Alegre, Guaíba e Eldorado do Sul enfrentam desabastecimento de água neste domingo (15). O motivo é a falta de energia elétrica provocada pelo ciclone Biguá, que afeta as estações de bombeamento dos municípios.
Em Porto Alegre, ao menos duas Estações de Bombeamento de Água Tratada estão paradas. Há falta de água nos bairros Chapéu do Sol, Belém Novo, Aberta dos Morros, Partenon, Agronomia, Vila dos Sargentos, Beco do Armando, Jardim Bento Gonçalves e Vila Tijuca.
Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a CEEE Equatorial já foi acionada. Não há previsão para retorno da água.
Na Região Metropolitana, o problema ocorreu devido à falta de energia no sistema de captação da Corsan. Em Guaíba, o problema afeta os bairros Centro, Bom Fim, Ipê, Jardim dos Lagos I, II e III, Morada da Colina, Parque 35, Pedras Brancas e São Francisco.
Já em Eldorado do Sul, os moradores dos bairros Centro Novo, Chácara, Delta do Jacui, Itai, Loteamento Progresso, Medianeira, Picada e Sans Souci estão com o abastecimento de água interrompido.
De acordo com a Corsan, equipes estão acompanhando os trabalhos da concessionária de energia para reativar os motores do sistema. No entanto, a distribuição de água será reestabelecida de forma gradual, conforme o nível dos reservatórios for sendo recuperado.