Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos por 65 policiais civis de Santa Maria na manhã desta quarta-feira (30), no âmbito da Operação Casa da Ilusão. Os alvos foram gestores e funcionários da Casa Maria, uma organização não-governamental (ONG) que ajuda pessoas em tratamento contra o câncer.
Além da busca por documentos e computadores, foram entregues decisões judiciais que determinaram o bloqueio de contas dos suspeitos e o sequestro de bens como imóveis e veículos.
Conforme o delegado regional da Polícia Civil e responsável pelo inquérito, o grupo é investigado desde janeiro do ano passado por estelionato e organização criminosa. Doze pessoas estão sendo investigadas por participarem do esquema.
De acordo com o delegado, os suspeitos organizavam campanhas para arrecadar recursos com o suposto objetivo de ajudar pessoas com câncer.
Todos foram afastados das suas funções na Casa Maria. Além disso, uma interventora foi nomeada pela 1ª Vara Criminal para que as atividades da instituição não parem. Os nomes dos investigados não foram divulgados.