A Brigada Militar (BM) registrou 7,2 mil registros de ocorrências envolvendo aglomerações de pessoas no Rio Grande do Sul desde o início da pandemia, quando foi adotado o distanciamento social para evitar risco de contaminação pelo coronavírus. De 12 de março a 20 de setembro, no domingo passado, a média é de 37 comunicados por dia atendidos por PMs.
De acordo com a corporação, quase metade dos casos — 49,9% — foi registrada em Porto Alegre. As 7,2 mil ocorrências geraram 6,1 mil boletins de atendimento, 125 comunicações de registros na Polícia Civil e 930 termos circunstanciados, quando é constatado crime de menor poder ofensivo.
Sobre as comunicações feitas à polícia, estão dois casos do último fim de semana, quando PMs usaram bombas de gás e balas de borracha ao serem recebidos a pedradas para dispersar aglomerações nos bairros Mario Quintana e Rubem Berta, na zona norte da Capital.
Somente no fim de semana passado, a BM atendeu 36 ocorrências referentes a aglomerações de pessoas. Foram 28 registros no Interior e outros oito em Porto Alegre. Somente a Guarda Municipal da cidade atendeu pouco mais de 70 chamados sobre o descumprimento do distanciamento social em bares, restaurantes, festas e praças ou parques. Ao todo, nove bares foram fiscalizados e quatro, autuados.