Duas aglomerações na zona norte de Porto Alegre terminaram em confronto entre pessoas que ocupavam as ruas e a polícia na madrugada deste domingo (20). A primeira ocorreu por volta da 1h30min deste domingo (20). Segundo a Brigada Militar (BM), diversas pessoas estavam reunidas com som e bebidas na Rua Carmelita Grippi, bairro Rubem Berta.
Ao serem abordadas para dispersar a aglomeração, teriam reagido e atirado garrafas e objetos contra as viaturas. Os policiais usaram balas de borracha e bombas de gás para conter o princípio de confronto. O público da festa acabou dispersado.
A segunda ocorrência foi registrada às 3h na Rua 2039, no bairro Mario Quintana. Conforme o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Ives Claudio Pacheco havia aglomeração de pessoas, veículos, som alto e bloqueio da via. Segundo o policial, com a chegada das guarnições, houve arremesso de garrafas e pedras.
— Quando não é possível evitar o evento, temos de encerrá-lo. De sexta a domingo à tarde, recebemos em torno de 150 chamados na região do 20º BPM. Muitos deles são de situações repetidas, diversas pessoas que fazem a chamada pelo mesmo motivo. Mas a perturbação de sossego e o ajuntamento de pessoas têm acontecido seguidamente — afirma o major.
De acordo com o major, nas duas ocorrências a BM tentou contatar os responsáveis pelos eventos quando passou a ser hostilizada. A polícia também utilizou bombas de gás e balas de borracha para dispersar a segunda aglomeração. Em ambos os casos, segundo a BM, não houve feridos e ninguém foi preso.