Mesmo com dia frio e nublado no último sábado (19), mas com bastante sol no domingo (20), houve vários registros de ocorrências envolvendo aglomerações no Rio Grande do Sul no fim de semana. Somente a Brigada Militar (BM) atendeu quase 40 casos e a Guarda Municipal de Porto Alegre registrou mais de 70 ocorrências. Em dois casos, PMs tiveram de usar bombas de gás e balas de borracha para dispersar integrantes de duas festas na zona norte da Capital.
Segundo o Setor de Comunicação da BM, entre sexta-feira (18) e domingo, a corporação atendeu 36 ocorrências referentes a aglomerações de pessoas. Foram 28 registros no Interior e outros oito em Porto Alegre, sendo realizados 34 boletins de atendimento e registradas duas comunicações de ocorrências policiais.
Essas duas ocorrências são referentes a festas que terminaram na madrugada do domingo, uma no bairro Rubem Berta e outra no Mario Quintana. As pessoas atiraram pedras nas viaturas quando os policiais foram avisar que era necessário encerrar os eventos em respeito às regras do distanciamento social.
Já a Guarda Municipal informou que foram pouco mais de 70 chamadas entre 18h de sexta-feira e a noite de domingo, envolvendo principalmente aglomerações em bares, restaurantes e postos de combustíveis, mas também grande número de pessoas em um mesmo lugar em vias públicas e em festas particulares.
Segundo a assessoria de comunicação do órgão, nove bares foram fiscalizados e quatro foram autuados em Porto Alegre. Também houve a necessidade de dispersão, mas de forma pacífica, em locais como Padre Chagas e Cidade Baixa.