Pelotas anunciou um novo decreto que irá misturar regras das bandeiras vermelha e laranja. O documento foi anunciado após a aprovação do governo do Estado do plano proposto pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a avaliação regional das medidas de enfrentamento à covid-19. Com o novo plano, os 22 municípios da região, mesmo que estejam na bandeira vermelha, podem seguir os protocolos da laranja.
Com o novo regramento, o funcionamento do comércio volta a ficar liberado de segunda a sábado, das 10h às 18h. Shoppings centers podem funcionar com 30% de ocupação e atendimento presencial restrito a, no máximo, um cliente por atendente, de segunda a sábado, das 12h às 20h. Restaurantes e lancherias podem ficar abertas diariamente até as 21h. Supermercados e macroatacados devem permanecer de portas fechadas aos domingos e feriados.
Essa flexibilização ocorre uma semana após o município atingir a ocupação máxima no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para covid-19. No último sábado (15), foram inaugurados novos leitos, o que permitiu um relaxamento na estrutura de saúde. A ocupação atual nestes leitos está em torno de 90%.
Pelotas contabiliza 1.786 casos confirmados de coronavírus. A cidade já registrou 49 mortes. A situação é considerada preocupante para o município que, no início da pandemia, foi considerada a única cidade com mais de 200 mil habitantes sem mortes no país.