O Hemocentro de Pelotas (HemoPel) está com estoques baixos de sangue e a situação começa a preocupar as autoridades do sul do Estado. O estoque desta semana está quase 90% abaixo do necessário. Há risco de faltar sangue para cirurgias de emergência.
Devido à pandemia, o número de doações diminuiu ao longo dos últimos meses. Respeitando todas as medidas e protocolos para a proteção dos doadores, o HemoPel simplificou o processo para evitar que as pessoas fiquem mais tempo no local. A ação é uma das realizadas para aumentar o número de doações.
– É até meio contraditório no mesmo momento que pedimos que as pessoas fiquem em casa, temos que pedir que as pessoas vão até o hemocentro, mas precisamos que as pessoas nos ajudem. Nossos estoques estão muito baixos e precisamos de doações para diminuirmos o risco de colapso – afirma a diretora do Hemocentro Regional de Pelotas, Gisele Pinto.
Além de atender os hospitais São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa de Pelotas, o hemocentro é responsável pelo sangue de outros 24 municípios da região Sul e da Campanha. Para atender a alta demanda, são necessárias entre 50 e 60 doações diárias. Mas a média, atualmente, está em 20 doações.
O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, número 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para informações é o (53) 3222-3002.