Novo boletim da Defesa Civil Estadual divulgado no final da tarde desta quinta-feira (2) mostra redução quase pela metade no número de pessoas obrigadas a deixar as casas por causa do ciclone. Agora, o levantamento aponta 1.125 habitantes ainda fora de suas residências.
No final da manhã, a conta superava 2,3 mil pessoas. A redução de desalojados ocorre, principalmente, em São Sebastião do Caí, com a baixa do nível do Rio Caí. Restam no município 38 pessoas desabrigadas. Oito famílias que estavam no ginásio municipal já retornaram para casa, e nesta sexta-feira (3) outras nove vão ter condições de também voltar.
A situação mais grave no momento é em Vacaria e em Capão Bonito do Sul, que juntas somam 920 desalojados e 230 residências atingidas. Iraí, onde 300 edificações foram danificadas pelo vendaval, decretou situação de emergência por causa dos estragos.
Outros seis municípios fizeram registro no sistema integrado e pode publicar decreto de situação de emergência nas próximas horas, segundo boletim da Defesa Civil: Cambará do Sul, Barra do Guarita, Bom Jesus, Caiçara, Caxias do Sul e Erebango. O nível dos rios segue em condição de alerta, segundo a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.