O início das obras de dragagem do Canal de Feitoria está previsto para ocorrer nas próximas semanas. O trecho fica no sul da Lagoa dos Patos e é considerado um dos mais importantes da hidrovia que liga os portos de Porto Alegre e de Rio Grande. Devido à estiagem e os seguidos encalhes de embarcações, a Superintendência dos Portos do RS projetou a nova obra, que tem o preço estimado em R$ 16,4 milhões.
A previsão é retirar 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos ao longo do processo. A dragagem de pelo menos 11 dos 17 quilômetros do canal é considerada fundamental para manter uma navegabilidade segura do trecho. O prazo para conclusão é de 180 dias, mas a empresa responsável pelas obras estima finalizar em 40 dias.
O Canal da Feitoria fica no sul do Estado e, além da ligação dos portos públicos gaúchos, liga também 11 terminais privados e cinco terminais concedidos. O canal movimenta aproximadamente 58 milhões de toneladas ao ano.
Mesmo durante o período da pandemia e da grave crise que atinge diversos setores da sociedade, os portos do Rio Grande do Sul tiveram crescimento em 2020 em relação aos números do ano passado. O primeiro quadrimestre de 2020 foi 4,89% superior ao mesmo período de 2019, e apresentou o melhor mês de abril dos últimos cinco anos. O resultado foi puxado pela soja, por toras de madeira e componentes químicos.