A Polícia Civil começa a ouvir nesta segunda-feira (4) três ex-funcionários do hospital Dom João Becker, em Gravataí, que foram demitidos após sindicância que apurou conduta indevida em relação a um familiar de paciente suspeito de ter furtado um celular no local no mês passado. Apesar da instituição apurar que não houve agressão, um inquérito na 1ª Delegacia da cidade tem o objetivo de confirmar esse resultado e ainda verificar se houve também crime de racismo.
O delegado Márcio Zachello, responsável pela investigação, diz que os depoimentos vão até a próxima quarta-feira (6), mas também pretende ouvir mais testemunhas. Everaldo da Silva Fonseca, 62 anos, prestou depoimento semana passada, revelando que foi agredido e apontado aleatoriamente pelo furto do telefone só por ser negro.
A esposa dele, Maria de Fátima Lopes Gonçalves, foi internada por problemas no fígado e faleceu devido a uma parada cardíaca após testemunhar o fato. A sindicância do hospital afirmou que a morte não tem ligação com o caso. De posse desses materiais e de imagens de câmeras internas, Zachello quer confirmar ou não todos esses fatos, mas revela que o trabalho interno da instituição servirá como base para os depoimentos. Mesmo assim, ele já solicitou mais imagens e uma lista com todas as pessoas — funcionários, pacientes e familiares — que estavam no local da denúncia.
— Nosso trabalho seguirá passo a passo todos os procedimentos necessários. O trabalho do hospital é um indicativo, mas precisamos apurar todas as versões, tanto da suposta vítima quanto dos supostos agressores — explica Zachello.
A polícia também aguarda resultado de exame de corpo fr delito do vigilante e por enquanto não divulga o conteúdo das imagens, somente na conclusão do inquérito. Os nomes dos funcionários demitidos não foram divulgados. O hospital Dom João Becker, que faz parte da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ainda informou que o celular que teria sido furtado foi encontrado e fez um pedido de desculpas a Fonseca, destacando que todas as medidas possíveis foram adotadas.