A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) criou uma campanha de arredação na internet para custear as despesas de parentes de vítimas durante o período do julgamento dos réus no caso Kiss, em Santa Maria. O júri de três acusados está marcado para o dia 16 de março, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A vaquinha online foi criada para garantir os custos com alimentação, deslocamento e hospedagem dos familiares. A meta é arrecadar R$ 30 mil.
A expectativa da associação é de que familiares de vítimas venham de 75 cidades de cinco estados brasileiros para acompanhar o julgamento em Santa Maria. De acordo com o presidente da AVTSM, Flávio da Silva, a intenção é também criar duas tendas próximas ao local do júri. Uma para reunir os familiares e outra para dar suporte - com a oferta de atendimentos de saúde.
— Uma das estruturas seria uma espécie de transferência da sede da associação para o campus durante esse período de julgamento. Vamos ter materiais informativos e é uma alternativa também para receber essas pessoas que estão junto com a gente nesta família que se construiu em meio à dor. Essas famílias têm que se sentir à vontade porque essa tarefa de assistir ao júri vai ser muito difícil. Já a segunda será uma espécie de ambulatório e enfermaria para quem não se sentir bem ser amparado.
Silva explica que a associação está em contato com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, e também com o juiz Ulysses Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, sobre o assunto.
— Tudo que queremos é que o júri ocorra da melhor forma possível para que não haja nenhuma alegação da defesa de que houve perturbação durante o julgamento por parte dos familiares. Na segunda-feira, vamos mandar ofício para as duas instituições, UFSM e 1ª Vara Criminal, formalizando nosso pedido de autorização para fazer essas estruturas e indicando também o local onde gostaríamos de montá-las.
Quem quiser contribuir com a campanha dos familiares deve acessar este site. O pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário ou cartão de crédito. Até a manhã deste sábado (8), haviam sido arrecadados R$ 500.
Julgamentos
Para o dia 16 de março, no Centro de Convenções da UFSM em Santa Maria, está marcado o júri de três acusados: do empresário e sócio da boate Kiss, Mauro Hoffmann, do vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e também do integrante do grupo, Luciano Bonilha Leão. As defesas de Hoffmann e Santos entraram com pedido de desaforamento, ou seja, solicitaram o julgamento deles fora de Santa Maria. Os recursos serão apreciados pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ-RS) na próxima semana.
Já com relação ao quarto réu no caso, Elisandro Spohr, também empresário e sócio da boate, o TJ aceitou o pedido de desaforamento feito pela defesa, ainda em dezembro do ano passado, e definiu pelo julgamento dele separadamente dos outros, em Porto Alegre. A data não foi marcada. O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com recurso contra essa decisão, mas o pedido de suspensão foi negado. O órgão ainda espera a avaliação do tribunal gaúcho para que o recurso possa ser também remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).