Um vídeo que circula pelas redes sociais tem chamado a atenção de moradores de Ijuí, no Noroeste do Estado. A gravação mostra um cachorro sendo arrastado por uma caminhonete por ruas da cidade. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Nas imagens, é possível ver uma caminhonete Blazer, de cor verde, com uma corda amarrada a um cachorro. O veículo não está em alta velocidade, mas nota-se que o animal está se sentindo mal ao ser arrastado, apesar de se manter em pé. As imagens foram gravadas por alguém que está em um veículo que segue atrás da Blazer.
O caso chegou a policiais da cidade, que decidiram abrir inquérito. Segundo o delegado Tiago Baldin, ainda não é possível dizer se o vídeo é antigo ou se foi gravado no fim de semana — isso só poderá ser descoberto após acesso ao aparelho usado para a gravação. A análise inicial das imagens, no entanto, já permitiu identificar que foram gravadas em ruas do centro de Ijuí.
Por meio, das imagens, será possível identificar a placa da caminhonete e, consequentemente, o dono do veículo. A polícia tenta, agora, descobrir quem estava dirigindo a caminhonete, por quanto tempo o trajeto se estendeu e qual o estado do animal.
— Minha preocupação maior é saber quem estava dirigindo. Já estamos tentando identificar o proprietário e vamos buscar a autoria. O carro está em baixíssima velocidade, mas, nitidamente, o cachorro está desconfortável, não gostaria de estar nesta situação. Vamos descobrir se a pessoa quis maltratar o bicho ou se teve alguma ideia infeliz — diz o delegado.
O crime de maus-tratos está previsto no artigo 32 da Lei 9.605, que estipula pena de multa e detenção de três meses a um ano para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
O delegado pede que quem gravou o vídeo procure a polícia para prestar depoimento. Quem tiver informações sobre o caso também pode contatar os investigadores.