É tempo de vindima, e os produtores de uva já colhem as primeiras variedades, chamadas precoces, nas videiras da Serra. Para marcar o período, a Abertura Oficial da Colheita da Uva 2025 ocorrerá em Bento Gonçalves, no distrito de Faria Lemos, na próxima quinta-feira (16). No mesmo evento, será aberto o Bento em Vindima, com festividades realizadas nas rotas turísticas do município e na zona urbana.
Para a abertura, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, estará presente.
A expectativa para a safra 2024/2025 é de qualidade superior no fruto, em comparação com a última vindima, e estimativa de 700 milhões de quilos na colheita. O número representa um aumento de 45,8% em relação à última vindima, quando foram colhidos 480 milhões de quilos.
Bento em Vindima ocorre em janeiro e fevereiro
O Bento em Vindima está previsto para ocorrer entre 11 de janeiro e 23 de março. Estão confirmadas festividades celebrando, também, os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Um dos momentos mais aguardados da festa ocorre nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. É o Festival da Agroindústria Familiar Encantos da Terra, que tem por objetivo valorizar o trabalho rural e os produtos da agroindústria familiar, remetendo à tradição e ao cuidado com as localidades do interior, onde vivem. Filó italiano, armazém colonial, pisa da uva e atrações culturais fazem parte da festa.
Ao todo, 13 agroindústrias já estão confirmadas. O evento terá venda de pães, cucas, bolos, grostoli, massas congeladas, capeletti, biscoitos, geleias, pizzas, amendoim caramelado, foccacia, risoles e polenta.
Além dos produtores, o evento contará com exposição e comercialização de artesanato, música e apresentações que remetem ao tradicionalismo e cultura italiana.