A prefeitura de Porto Alegre está tratando com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) uma solução para o caso dos cães e gatos abandonados na Ilha Grande dos Marinheiros após a saída dos moradores devido às obras da nova ponte do Guaíba. O assunto foi mostrado em reportagem na terça-feira (3). Segundo o Centro de Relações Institucionais e Participativas (Crip Ilhas), cerca de 70 animais ainda circulam entre as casas desocupadas na região.
A secretária adjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Viviane Diogo, contatou o superintendente do Dnit, Delmar Pellegrini Filho, na busca de apoio às medidas necessárias para resolver o problema.
— Juntos vamos procurar alternativas que permitam o atendimento clínico veterinário desses animais, para esterilizar aqueles que ainda não o foram e, em parceria com a rede de proteção, viabilizar a adoção — explica.
Edital
Por meio de nota, a prefeitura informou que, em setembro, lançará edital para o projeto de gerenciamento e operacionalização da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), do abrigo temporário para cães e gatos e da Unidade Móvel de Adoção de Animais, que permitirá ampliar o número de atendimentos e serviços oferecidos, inclusive em situações como esta.
O projeto também prevê castração para todos os animais que passarem por cirurgia na Usav.
— A iniciativa irá assegurar mais de 8 mil castrações ao ano — afirma a secretária adjunta.
A essas ações, se somarão atividades educativas, voltadas à guarda responsável, diretamente ligada ao conceito que une saúde animal, humana e cuidado ambiental.