Uma fiscalização coordenada pelo Ibama apreendeu cerca de 15,5 mil quilos de pescado em uma indústria de São Lourenço do Sul, na região sul do Estado. A operação foi realizada entre terça (26) e quinta-feira (28), com a participação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura e o 2º Pelotão Ambiental do Comando Ambiental da Brigada Militar de Rio Grande.
Conforme o Ibama, a ação inspecionou 50 mil quilos de pescado em cinco câmaras frias e ainda promoveu auditoria em notas fiscais. Batizada de Catena, a operação apurou que 23,3 mil quilos adquiridos desde o final de 2018 não tinham origem legal. Como parte dessa mercadoria já havia sido processada, a quantia apreendida chegou a 15,5 mil quilos.
As multas aplicadas totalizaram R$ 814,1 mil. Na carga apreendida, estavam espécies em extinção e "sobreexplotadas" (com exploração excessiva).
Segundo o Ibama, os proprietários da indústria foram autuados por exercício de pesca sem licença. O órgão também afirma que foram encontradas evidências de fraudes na emissão de notas fiscais e de uso de embarcações ilegais.
A carga apreendida foi doada ao programa Mesa Brasil Sesc, que busca evitar o desperdício de alimentos que ainda podem ser consumidos.