Um idoso de 88 anos se perdeu após sair de casa de carro, no bairro São Luiz Gonzaga, em Passo Fundo, no Norte do RS, por volta do meio-dia desta terça-feira (12). Ele foi encontrado cerca de 12 horas depois por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em São Borja, na Fronteira Oeste, a mais de 400 quilômetros de casa. Segundo a PRF, ele tem a doença de Alzheimer, o que causa problemas de memória.
Os policiais encontraram o idoso dentro de um Gol às margens da BR-472, próximo à ponte sobre o Rio Butuí. O veículo estava sem combustível.
— O local é uma área descampada, de pouco movimento durante a noite. O idoso ficou confuso quando foi informado que estava tão distante de casa — relatou um agente.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do idoso havia sido renovada em outubro e tem validade até 2021. Ele estava apto para dirigir. Segundo a PRF, a partir dos 65 anos, é obrigatória a renovação do documento de habilitação a cada três anos.
— Conforme a avaliação médica na renovação da CNH é possível considerar o condutor apto ou não para condução — explicou o chefe da Comunicação Social da PRF, Cássio Garcez.
Os policias contataram a família do homem. O genro dele se deslocou até São Borja, para encontrá-lo. Eles passaram a noite em um hotel na cidade e, na manhã desta quarta-feira (13), estiveram na sede da PRF do município para agradecer os agentes.
Alzheimer afeta senso de localização
O neurologista Fernando Kowacs, do Hospital Moinhos de Vento, explica que na fase inicial da doença é muito comum a confusão espacial e o senso de localização.
— Aparentemente, o paciente não perde a habilidade de dirigir. Mas as noções de espaço ficam muito afetadas. Recomenda-se não dirigir sozinho e, aos poucos, a família convencer o paciente a parar de dirigir — recomendou.
Segundo o médico, é comum o paciente apresentar resistência ao aparecimento dos sintomas do Alzheimer. No entanto, o mais importante é zelar pela segurança dele e dos demais condutores.
Confira alguns cuidados com pacientes com Alzheimer
- Não dirigir sozinho ou durante a noite;
- Dirigir apenas dentro da cidade, evitando pegar a estrada;
- Parar de dirigir de forma gradual;
- Buscar alternativas como o transporte coletivo e táxi.