Com a trégua da chuva no Rio Grande do Sul, enfim começa a diminuir o número de pessoas fora de casa em razão do mau tempo no Estado.
No início da tarde deste domingo (20), o cálculo da Defesa Civil é de que há 6.548 pessoas desabrigadas (transferidas para abrigos públicos) e desalojadas (estão em casa de amigos ou parentes), o que indica que cerca de mil pessoas já voltaram para suas residências, já que o relatório anterior do órgão, divulgado no sábado (19) e que permanecia igual na manhã deste domingo, indicava um total de 7.496 pessoas fora de casa.
Dezesseis cidades já decretaram situação de emergência. De acordo com o órgão, com a diminuição da chuva, a expectativa é de que os números de pessoas fora de casa parem de crescer.
Ao todo, 24 municípios registraram estragos causados pela chuva. Alegrete, na Fronteira Oeste, segue sendo a cidade com mais pessoas fora de casa — 5.527. O número indica que quase 500 pessoas retornaram às suas residências neste fim de semana.
Alegrete recebe doações para auxiliar as famílias afetadas pela enchente. Alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, fraldas e colchões são os materiais prioritários. A Defesa Civil estadual encaminhou uma carga de suprimentos ao município neste sábado.
Rosário do Sul, também na Fronteira Oeste, continua como o segundo município com mais pessoas retiradas de casa, totalizando 352 — 210 desalojados e 142 desabrigados. No sábado, eram 647: 479 desalojados e 168 desabrigados.
Falta de luz no sul do Estado
Em razão do temporal que atingiu a região na noite de sexta-feira (18), 3,8 mil clientes do Sul do Estado seguem sem luz na tarde deste domingo (20). Conforme a CEEE, são 2,3 mil na região de Pelotas e 1,5 mil em Rio Grande. As equipes seguem trabalhando na reconstrução das redes destruídas pelos fortes ventos.
Como ajudar
Com a persistência do mau tempo, a Defesa Civil alerta para a necessidade de doações. Abaixo, veja os principais pontos de coleta:
- A Defesa Civil estadual orienta que as pessoas que querem fazer doações aos moradores de municípios mais afetados devem procurar as prefeituras dessas cidades.
- Quem mora em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e não pode se deslocar até essas cidades, pode entregar os objetos na Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O local funciona de segunda a domingo, das 8h30min às 18h.
- Produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis estão entre os artigos de maior necessidade.
- Os quartéis do Corpo dos Bombeiros Militar de todo o Estado estão recebendo mantimentos para encaminhar aos desabrigados. Conforme as unidades recebem as doações, os lotes são enviados aos municípios em situação de emergência.
- Os principais produtos arrecadados nos quartéis são alimentos, água potável, colchões, material de higiene e limpeza, fraldas geriátricas e infantis e roupas de roupas de cama, mesa e banho.
- Em caso de adversidade ou para mais informações, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.