As fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, em especial cidades da Fronteira Oeste, nos últimos dias seguem perdendo força neste domingo, quando a previsão do tempo feita pela Somar Meteorologia é de céu nublado e chuva fraca na maior parte do Estado.
Municípios que sofreram com a quantidade de chuva fora do normal para janeiro, como Uruguaiana, Alegrete e Bagé, devem ter um domingo de tempo aberto e poucas nuvens. Santa Maria e Santa Rosa devem ter um dia semelhante, com máximas de cerca de 24ºC.
O sistema de baixa pressão atmosférica, que vinha sendo o causador dos temporais, se movimenta em direção ao Sul e causa instabilidade em cidades como Pelotas e Rio Grande, que têm previsão de chuva durante todo o dia.
Em cidades como Porto Alegre, Passo Fundo e Erechim, o dia deve ser de muitas nuvens no céu, com chuva fraca durante todo o domingo. A Capital tem previsão de temperatura máxima de 24ºC, algo que se repete em grande parte das cidades gaúchas.
No Litoral, o dia deve ser desagradável para os veranistas que gostam de mar: em toda a extensão do litoral, de Torres a Mostardas, passando por Capão da Canoa, Tramandaí e Xangri-Lá, a meteorologia prevê chuva durante o dia todo, intercalada com períodos de céu cinzento e cheio de nuvens carregadas. As ondas podem chegar a 2,1m de altura em Rio Grande, com ventos de até 45km/h.
Tempo nos próximos dias
Na segunda-feira, a chuva se afasta das cidades da Região Sul e deixa o céu sem nuvens em Pelotas e Rio Grande. A Fronteira Oeste também continua com tempo aberto e poucas chances de chuva, previsão que tranquiliza moradores de cidades como Uruguaiana, que sofreram com a água nos últimos dias. Em todas as outras regiões do Estado, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e nas praias gaúchas, o dia deve ser de calor, abafamento e pancadas de chuva durante todo o dia. A máxima chega a 31ºC em Capão da Canoa e a 29ºC na Capital.
Nos próximos dias, as instabilidades diminuem ainda mais em todo o Rio Grande do Sul, e as chuvas começam a se tornar mais isoladas. As temperaturas seguem aumentando, e o calor deve predominar ao longo da semana.